Saturday, October 10, 2009

pragas... e nós?

hoje no Canal Odisseia, estava a dar um programa sobre Esquilos... e diziam por lá que as espécies de animais que se adaptam mais facilmente às condições que nós, os humanos, lhes impomos, em vez de serem consideradas Sobreviventes, são consideradas, Pragas...

eu entendi assim; enquanto os animaizinhos, neste caso os Esquilos, que existem nas nossas cidades se ficam pelas árvores e jardins, são muito queridos e fofinhos, mas quando começam a vir para as nossas casas e a destruir os nossos bens, evitando as armadilhas que lhes pomos no caminho, logo adaptando-se, são considerados Pragas... e se olharmos de maneira diferente para a coisa, tipo... ao contrário... se olharmos pelos olhos dos, neste caso, Esquilos, como será ver os humanos invadirem os Bosques e Florestas e começarem a destruir as casas/árvores, dos, neste caso, Esquilos?

se os animais, agora todas as espécies, que conseguem adaptar-se às condições que lhes impomos, aprender a evitar as nossas armadilhas e evoluir, são considerados por nós Pragas, o que seremos nós quando lhes destruímos as "casas", os matamos por desporto, lhes espetamos farpas para alguns aplaudirem, lhes matamos os filhos pelas peles, os obrigamos a trabalhar para nós e dizimamos totalmente espécies porque nos convém?
será que somos só Pragas pra eles, ou eles têm uma expressão mais adequada para nós?

No comments: