Tuesday, April 8, 2008

conversas com os putos...

dou aulas de natação há 12 anos, e arrependo-me de não ter começado a anotar as minhas conversas, e de colegas meus, com os nossos alunos, porque gostaria de as publicar num livro...
hoje na altura da brincadeira, a Lara, de 6anos, perguntou-me:
"-Porque é que tens uma unha pintada de preto?"
e eu tentei explicar-lhe da maneira mais simples que arranjei, que faço de árbitro de paintball, e que a mangueira do compressor se soltou da garrafa de co2, quando a estava a encher, e me acertou no dedo... ela fico meio baralhada e perguntou:
"-Foi com um martelo?"
eu sorri e disse que sim, que foi mais, ou menos isso... a seguir perguntou:
"-Choraste?"
eu respondi que não, que tinha dito asneiras... ela abriu a boca, e fez aquilo que os putos fazem para nos dizer que nos estamos a portar mal:
"-Aaaaaa..."
e fez um ar daqueles que me mostrou que eu tinha feito uma coisa má... e depois disse-lhe que não tinha dito asneiras nenhumas, que estava a brincar com ela...
ela a seguir diz:
"-A minha mãe diz asneiras..."
eu disse que não, que era a fingir... ela insistiu que sim, que dizia uma asneira quando se zangava com o pai... e eu sempre a tentar descalçar a bota, disse-lhe que era a brincar com o pai... ela voltou a insistir que não, que era mesmo zanga, fez-me sinal com a cabeça para me aproximar... chegou-se ao meu ouvido, e disse baixinho:
"-Ela diz cabrão de merda..."
sorri, disse que ela lhe dizia isso para ele se rir e mudei de assunto...

ontem enquanto dava aula à Carlota, de 4anos, ela diz-me:
"-A mãe foi ao cabeleireiro..."
eu perguntei se tinha ido cortar o cabelo, e ela responde:
"-Não, foi tirar os pêlos..."

há umas semanas, o meu colega ao inicio de uma aula, sente o cheiro do Merlin, de 5anos, e diz-lhe:
"-Cheiras a baunilha..."
o Merlin não responde nada, a meio da aula, já com o resto dos putos, estão a preparar-se para saltar, o Merlin era o primeiro da fila, fora de água, atrás dele estava o Tiago, de 4anos, que diz para o meu colega:
"-João! Cheira a comida..."
pergunta o João:
"-Cheira a quê?"
responde o Tiago:
"-Cheira a... cheira a pudim..."

há uns anos, estava, juntamente com um colega, a dar uma aula a putos dos 4 aos 6anos, de um colégio, e um chorava que não queria fazer uma tarefa, o meu colega que o tinha ao colo, perguntou-lhe porque é que ele não queria fazer a tarefa e ele responde:
"-Porque tenho medo..."
diz-lhe o meu colega:
"-Tens medo? De que cor é o medo?"
responde o puto:
"É... é... castanho..."

no tempo que ainda se usavam cassetes, eu tinha a mania de fazer colagens nas capas, recortava das revistas, ou de outro lado qualquer, fotografias, imagens, frases, ou palavras, para as minhas colagens... e uma vez vinha do bar do ginásio onde dava aulas, e ao chegar à piscina, já tinha o Gonçalo, de 6anos, à minha espera para começar a aula, eu trazia uma imagem de um filme qualquer de terror, era uma mulher de cabelos brancos muito compridos, com uma boca muito grande, cheia de dentes muito grandes... mostrei-a ao Gonçalo, para ver se ele tinha medo... ele olha por um bocado e pergunta-me:
"-O que é isso?"
eu disse-lhe que era a minha namorada, e ele volta a olhar para a foto e diz-me:
"-Não é nada, é um macaco..."

4 comments:

Maria Cardeal said...

Pedro,
A estas horas e depois de um dia de trabalho lixado, seriam muito poucas as coisas que me fariam rir.
Este post é uma delícia.

[Ariana Aragão] said...

Uma ternura.
As crianças são realmente surpreendentes.
É por isso que às vezes queria voltar a ser pequenina...

Anonymous said...

Brutal, depois de 4 dias ausente por motivos pessoais, deparo-me com esta pérola... adorei! adorei mesmo..

O medo é castanho... ehehehe muito bom, viva a capacidade incrivel das crianças simplificarem tudo o que de complicado existe na vida!

Um beijo enorme

REFLEXOS di LUNA said...

Adorável e enternecedor este post. Já só nos espantamos quando começamos a ler algo num blog e vamos até ao fim. Mas estamos na convicção de que vamos andar muito por aqui.